artigo de redes
Luiz Gustavo dos Reis Batista
(luizgustavodosreisbatista@hotmail.com)
Resumo
O trabalho aqui proposto tem por finalidade um precursor no que diz respeito á Estimativa de projetos de software, sobretudo no que concerne ao uso constante como colaborador nas áreas de TI. A estimativa de projeto não e novidade, principalmente que é utilizada desde quando se iniciou a construções de projetos.
Palavras-chave: Estimativa, Escopo, Projeto, Software.
Introdução
Ao iniciar uma construção de um determinado projeto é de tamanha relevância a sua utilização, especialmente para planejar a equipe de software responsável pelo desenvolvimento, recursos necessários ao decorrer do projeto, como será sua estrutura, tempo a ser gasto para finaliza-lo e preço total na hora da venda.
Caso algum parâmetro não possa ser ajustado, com a ajuda da estimativa é possível melhor gerenciar riscos, ao invés de ignora-los ou ser surpreendido por eles posteriormente. Não se deve conduzi uma estimativa aleatoriamente por questão de ela abranger duas áreas distintas.
Segundo Steve McConnell, muitos trabalhadores técnicos preferem fazer o trabalho técnico a gastar tempo planejando. Muitos gerentes técnicos não tem treinamento suficiente em gestão técnica para sentir confiança em que seu planejamento vai melhorar o resultado de um projeto. Como nenhuma parte deseja fazer o planejamento, ele frequentemente não e feito.
Alem disso, apresenta-se que com estimativas bem feitas pode-se desenvolver um cronograma bem elaborado, efetivo e controlado, permitindo o desenvolvimento do produto de forma equilibrada. Sendo conseguido através do processo de estimativas e técnicas adaptadas de acordo com o produto a ser desenvolvido. É de total conhecimento que não existe apenas uma única técnica de estimativa para atender as necessidades devido à natureza dinâmica do software. Existindo também vários modelos que proporcionam uma