Artigo de Qu mica pr tica 8
Filipe Brito Franco (filipebritofranco@hotmail.com), Gabriela Pinto da Silva (gabipintosilva@gmail.com), Igor Torres dos Santos (igortorres94@hotmail.com), Italmar Silva Costa Junior (031131191@unifacs.edu.br), Luana Santos (ljesantos@hotmail.com), Márcio Arnold Teubner Mascarenhas (marcioarnold@gmail.com).
Orientador: Iran Talis Viana Santos (iran.santos@pro.unifacs.br).
Palavras Chave: Reações Químicas. Tratamento da água.
Resumo
Introdução
Uma reação química é uma alteração química onde matéria (reagente) se converte em uma nova substância (produto). Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstâncias (ex., fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade). Outras acompanhadas de indicações externas (ex., mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz).
O que evidencia uma reação é a transformação que ocorre nas substâncias em relação ao seu estado inicial, essas modificações dependem do tipo de reação que os reagentes irão passar. Existem vários critérios para classificar reações químicas, uma delas relaciona o número de substâncias que reagem (reagentes) e o número de substâncias produzidas (produtos). As reações são classificadas em: Reação de síntese ou adição que são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto A + B C. Reação de análise ou decomposição que nessa reação uma única substância gera dois ou mais produtos A B + C. Reação de simples troca ou deslocamento: que ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta A + XY AY + X. E Reação de dupla troca que é quando dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação. AB + XY AY + XB.
Algumas reações recebem nomes especiais: como Eletrólise, na qual as substâncias se decompõem pela passagem