artigo de opinião
Sobre o texto LÍNGUA PORTUGUESA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUISTICA De Claudia de Faria Beltrão, pag. 23 á 54.
A comunicação é, e sempre será o meio mais importante de interação entre as pessoas, porque através dela as pessoas podem expressar suas opiniões, sentimentos e emoções, como também receber e acumular conhecimento. Como bem afirma Travaglia (2003:40), a língua continua sendo o instrumento básico e fundamental no processo de comunicação apesar de todo avanço tecnológico.
Dada a importância da comunicação entre os homens e a importância da língua nessa comunicação, é fundamental uma Educação Linguística. Que tem como objetivo ensinar a língua materna na perspectiva da adequação e da inadequação em função de situações comunicativas e não em função de situações do erro. Tudo vai depender da situação de comunicação. Entende-se que o uso que cada indivíduo faz da língua depende de várias circunstâncias:
Do que vai ser falado e de que forma, do contexto, do nível social e cultural de fala e de para quem se está falando. A linguagem deve estar adequada á situação, ao interlocutor e á intencionalidade do falante.
De fato o ensino da língua materna traz contribuições importantes como: a forma de conceber a linguagem e, em consequência, a forma como se define seu objeto específico , a língua; as variedades linguísticas e a questão do discurso, materializados em diferentes produções textuais. Alguém será um bom usuário da língua quando souber usar de modo adequado os recursos da língua para a construção de textos apropriados para atingir seu objetivo comunicativo dentro de uma situação específica de interação comunicativa, pois o que adequado para uso em um texto, em uma situação pode não o ser em outra situação.
Desse modo a competência do falante, enquanto usuário da língua, como produtor do texto, esta em saber como escolher entre as diversas possibilidades oferecidas