Artigo de opinião
Procure contratar serviços da cidade onde será o casamento, adquirir produtos também deste local e que, preferencialmente, sejam produzidos de forma sustentável. Além de investir no mercado local, você estará poupando o meio ambiente e valorizando o espaço e a cultura do lugar. Aposte em produtos frescos e orgânicos de produtores rurais, estes são mais saudáveis e sustentáveis.
Outra dica é analisar a necessidade de cada item comprado e verificar quais podem ser reutilizados após o casamento. Em vez de comprar o vestido de noiva e deixá-lo guardado, talvez seja melhor alugar um. A decoração e as lembrancinhas podem ser feitas com material reutilizado ou que possa ser reciclado após a festança.
A escolha do local também é um fator importante nas dicas de como organizar um casamento sustentável. Tente programar seu casamento em um local próximo dos convidados para diminuir o uso de combustível e se possível, disponibilize meios de transporte alternativos ou coletivos para diminuir ainda mais o impacto ambiental de seu evento. Procure valorizar ambientes eco-friendly, como jardins e hortos, encorajando assim a conservação desses lugares e as boas práticas de limpeza e cuidados com a natureza.
Além disso, os convites do casamento não precisam ser necessariamente impressos, certo? Fazer uma página na web pode ampliar muito mais suas opções de convite e é muito mais sustentável. Hoje já existem sites com serviço gratuito de convite de casamento e confirmação online, além da