Artigo de opinião rio pardo vivo
Santa Cruz do Rio Pardo é banhado por um rio de águas turvas, que além de dar nome e fazer parte do hino da cidade, o Rio Pardo também mantém o cenário da capital sorocabana. A mesma água que abastece as casas de nossa região é também atrativo turístico por possuir cachoeiras, quedas e saltos d’água que serão transformados em represas caso se instale as pequenas hidrelétricas em seu leito.
Além de possuir um dos rios mais preservados do Estado de São Paulo, a região é muito rica em produtividade, porém acabará tendo prejuízos por perder grandes áreas férteis. Mais de 2.500 hectares de área produtiva não poderão ser utilizados caso as hidrelétricas sejam instaladas. Em apenas uma propriedade 120 funcionários perderão seus empregos.
O argumento usado pelos que estão a favor das hidrelétricas é que com os lagos formados, aumentará o turismo local, mas acredito que a maior parte da população não terá acesso a estes lugares que serão provavelmente privados. O impacto ambiental não será compensado, além do que, não surgirão muitas chances de emprego e a energia produzida será pouca pelo tamanho da devastação.
É necessário combater a degradação prevista pelas usinas, o movimento “Rio Pardo Vivo” vai além do impedimento destas ações, pois a região se mobiliza para a aprovação de um projeto de preservação ao rio que banha 15 municípios. O rio não pode ser engolido pelos avanços da modernidade. Devemos dar valor ao nosso privilégio que muitas vezes passa por despercebido. O progresso não pode acabar com a qualidade de vida, devemos salvar nosso Rio, nossa história, para que as gerações futuras desfrutem de nossas riquezas naturais.
Jaynne