ARTIGO DE OPINIÃO: OS BENEFÍCIOS DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA ÁREA DA ENGENHARIA MECÂNICA
Com a vinda da Primeira Revolução Industrial, de 1760 a 1850, implantando a máquina a vapor, o homem iniciou a busca por novas tecnologias, que melhorasse a precisão, o rendimento e a economia. Porém, é o conhecimento científico que dá suporte para parte do desenvolvimento tecnológico, sendo o principal responsável pelas novas invenções. Ou seja, conhecer e entender os fenômenos naturais, assim como faziam os povos da antiguidade, é um importante passo para o desenvolvimento tecnológico, o que evidencia que a sociedade passa por um processo evolutivo em que liga-se as raízes antepassadas como embasamento para novas tecnologias.
Atualmente a Engenharia Mecânica se beneficia das ferramentas tecnológicas tanto nos escritórios quanto nas unidades acadêmicas, possibilitando uma maior agilidade no processo produtivo – o que é imprescindível no mercado atual – e também melhorias nas pesquisas científicas, ajudando assim o desenvolvimento de toda uma nação. Também é perceptível as melhorias nas precisões, economias e rendimentos que são gerados na produção. As ciências caminham juntas para a evolução e desenvolvimento social.
Tomando como exemplo processos da Engenharia Mecânica, como a realização de testes, podemos explicitar o quão importante a tecnologia é para os mesmos, já que testes virtuais são feitos através de softwares, economizando tempo e material que poderia ser descartado. O mesmo acontece com a elaboração de motores, que são feitos