Artigo de Opinião - Copa 2014
No dia 30 de outubro quando a FIFA anuncicou que o Brasil irá sediar a copa de 2014, começou uma correria para cumprir as exigências feita pela a FIFA para o Brasil receber tamanho evento. Foram exigidas melhorias em aréas que não são boas o suficiente nem para atender a própia populção brasileira. "Imagine na copa!" O bordão que foi inspirado na triste realidade atual. Como transporte público, aeroportos, engarrafamentos, estradas, sistema de telecomunicações, saúde e segurança. Fora a construção e reforma de estádios. Estádios que foram construídos justamente para sediar a copa de 1950 seguindo as exigências da FIFA mas, para sediar a copa de 2014 terão que ser reformados.
Então, começam as obras! Bilhões estão sendo gastos para a construção de estádios hiper modernos. E em um curto espaço de tempo, o que é uma das causas das falhas nos acabamentos dos estádios. Como o do Maracanã, por exemplo. Mas e depois dessas obras serem concluídas, o que será feito com a "herança" dessa copa? Será bem aproveitada? Os estádios ficaram para realizar jogos dos campeonato brasileiro, paulista etc... Mas, é necessária tamanha "herança" de tecnologias para realizar esses pequenos jogos (comparados a copa)?
Toda essa verba que está sendo utilizado para a preparação do Brasil para a copa está sendo retirada dos cofres do estado. Ou seja, é o dinheiro do povo que está bancando essa copa! Reconheço que todo esse dinheiro retornará aos cofres do estado em forma de lucro. Mas não serão utilizados a favor do povo. Com escolas, tranporte público e segurança de qualidade. Esse lucro só será dos governantes. Fora o que alguns ganharam com o desvio. Coisa que já acontece, segundo a revista VEJA. Com tamanho dinheiro investido, 20 bilhões com mais exatidão dava para contruir muitas escolas e hospitais.
Os nossos "representantes" estão com o olhar muito longe. Enquanto eles pensam em lucros que a maior