ARTIGO DE OPINIAO
Título: antecipa para o leitor a questão que será analisada no texto, desde que ele tenha conhecimento da exclusão social no país e o que é esse fenômeno.
Olho: explicita a perspectiva analítica que será defendida pelo autor. Ferreira Gullar analisa as considerações da exclusão social.
- Exclusão social, o que é isso?
- Por que considerar “excluídos” aqueles que nunca estiveram de fato “incluídos”?
1º parágrafo: contextualização da questão que será analisada. No caso, Gullar apresenta as circunstâncias e o contexto da exclusão social. - DE ALGUM tempo para cá, a parte da sociedade que mora em favelas e bairros pobres é qualificada como excluída. Ou seja, os moradores da Rocinha e do Vidigal, por exemplo, não vivem ali porque não dispõem de recursos para morar em Ipanema ou Leblon, e sim porque foram excluídos da comunidade dos ricos. E eu, com minha mania de fazer perguntas desagradáveis, indago: mas alguma vez aquele pessoal da Rocinha morou nos bairros de classe média alta e dos milionários? Afora um ou outro que possa ter se arruinado socialmente ou que tenha optado por residir ali, todos os demais foram levados a isso por sua condição econômica ou porque ali nasceram. Então por que considerá-los "excluídos", se nunca estiveram "incluídos"? O parágrafo termina com a explicitação de uma pergunta retórica, dando início ao desenvolvimento da análise.
- Então por que considerá-los “excluídos’’, se nunca estiveram “incluídos”?
2º parágrafo: início da análise do autor. Ferreira apresenta sua opinião, expondo seus conhecimentos e argumentos sobre a questão da exclusão social. Analisa as questões atuais da sociedade sobre a exclusão. No meu pouco entendimento, excluído é quem pertenceu a uma entidade ou a comunidade e dela foi expulso ou impedido de nela continuar. Quem nunca pertenceu às classes remediadas ou abastadas não pode ter sido excluído delas. Mais apropriado seria dizer que nunca foi incluído. Ainda assim, se não me equivoco,