Artigo De Jaqueline
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Acadêmico:
Jaqueline Stefane Emerique da Siva
Curso:
Bacharelado em Direito
Disciplina:
Antropologia Jurídica
Professor:
Andre de Castro Pereira
Alta Floresta, MT
2015
Sistema Capitalista e os efeitos do Consumismo no Meio Ambiente
Jaqueline Stefane Emerique da Silva1
RESUMO
O artigo a seguir trata dos impactos do sistema capitalista no meio ambiente e na vida social das pessoas, faz uma breve linha historica sobre a origem do capitalismo. Mostra algumas das soluções tomadas pelo governo para reparar, ou pelo menos amenizar o problema e busca diferenciar consumo de consumismo.
Palavras-chave: Capitalismo, Meio ambiente, Exploração, Evolução.
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo tratar dos impactos sofridos pelo meio ambiente por consequencia da exploração e produção desenfreada e sem planejamento, ou seja, os impactos causados pelo sistema capitalista no meio ambiente, e ainda dos possiveis problemas que essa produção pode causar nos próprios seres humanos.
Desde os primordios o ser humano busca meios para facilitar sua vida, produziu ferramentas, desenvolveu a agricultura e descobriu os meios de fazer o fogo e utiliza-lo. A partir da agricultura passaram a construir acampamentos fixos, utilizar pele de animais como vestimentas para proteger do frio. E assim cada vez mais o ser humano busca evoluir para melhorar as condições de vida, entretanto no meio dessa caminhada rumo a evolução existem os “efeitos colaterais”, na atualidade uma das maiores preocupações do mundo é o aquecimento global, provocado pela explorações das matas e florestas, a escassez de água em determinadas regiões do globo.
O sistema capitalista que impera em praticamente todo o mundo leva a humanidade a buscar cada vez mais o acúmulo de capital, sem medir