Artigo De Fisiologia
Curso de Psicologia - CCS
Universidade de Fortaleza
Maio de 2014
Fobia Social
Autoras: Gabrielle Sampaio, Lívia Aragão, Luana Gomes, Maria Helena Câmara, Maria Sulamita Teófilo e Marina Feitosa.
Profª. Orientadora: Catarina Nívea Menezes.
Palavras-chave: Fobia social, psicologia, entrevista, fisiologia, diagnóstico.
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é desenvolver habilidades de aprendizagem sobre a Fobia Social, um transtorno ansioso de evolução crônica que vem despertando crescente interesse em pesquisas nos últimos anos. Para tal, foram realizadas entrevistas com uma Psicóloga e um ex-paciente fóbico social. Em seguida, foi comparado e extraído reflexões a partir das suas falas. O trabalho foi executado como exigência básica para a disciplina de Fisiologia dos Processos Básicos, com o intuito de conhecermos desde cedo sobre essa fobia e para a futura atuação na área. Neste artigo, mostraremos as diferenças dos transtornos de ansiedade, diagnóstico, sintomas, tratamento na perspectiva da análise do comportamento e na terapia cognitivo-comportamental, prevenção e sintomas das pessoas diagnosticadas com essa fobia. A presente pesquisa expandiu o nosso saber sobre a atuação do Psicólogo e nos adicionou interesse e curiosidades sobre determinadas áreas da Psicologia.
Introdução
Este trabalho tem o intuito de desenvolver competências e habilidades por meio da entrevista na produção de pesquisa e um estudo qualitativo sobre a fobia social, seus sintomas, diagnóstico e tratamento.
A disciplina de Fisiologia dos Processos Básicos do terceiro semestre do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza foi a motivação inicial para produzir este trabalho para que desde o início possamos estudar e praticar o curso, Psicologia, para que nós, alunas, antecipadamente estejamos melhor preparadas para a profissão e para o mercado. A motivação pessoal acerca do tema fobia social decorre do interesse sobre o