Artigo de engenharia de produção
Curso de Engenharia de Produção
RESUMO
O presente trabalho teve por objetivo descrever o que é a engenharia de produção, sua história, suas áreas de atuação, mercado de trabalho e o seu papel dentro das empresas. A proposta desse artigo foi apresentar a área de gestão da produção ou gestão de operações, que é uma das mais necessitadas pelas empresas por ter um papel fundamental, nos ramos de planejamento do negócio, na gestão de demanda, no planejamento operacional e no controle da produção. O profissional de gestão da produção deve estar capacitado para fazer com que a produção seja sustentável e viável socialmente, economicamente e ambientalmente. São apresentados dois exemplos de atuação para a gestão da produção, um disk-pizza e uma empresa maior, de manufatura. Conclui defendendo que o gestor da produção deve sempre estar apto a fazer com que a empresa de sua atuação se torne cada vez mais competitiva no mercado.
Palavras-chave: Engenharia de Produção, gestão da produção, planejamento, controle, viabilidade e competição.
INTRODUÇÃO
Juntamente com a globalização veio a exigência do cliente, que busca ao mesmo tempo qualidade e preço baixo. Surgiu então a necessidade da criação de um profissional para a área de gestão dentro das empresas, para atuar não apenas na administração em si, mas ter capacidade de fazer cálculos e projeções futuras, daí então o engenheiro de produção.
A engenharia de produção é um curso bastante procurado, principalmente pelo fato da competição entre as empresas estar cada vez maior, pois um profissional bem capacitado desse ramo dentro de uma empresa pode ser o fator determinante para a qualidade, viabilidade e conseqüentemente para o sucesso da mesma. Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, há dez áreas que o aluno pode seguir, dentre elas, está a gestão da produção, uma das mais