Artigo de engenharia ambiente
1. Introdução
No mundo actual com o desenvolvimento tecnológico, há necessidade de melhorar ou ultrapassar as dificuldades usando a ciência e a tecnologia. Desta forma para ultrapassarmos certas dificuldades usamos sensores que ao receberem um estimulo na sua entrada mudam o seu estado na saída.
Com o presente trabalho, pretende-se projectar um Sistema Inteligente de Gestão de Trafego na Ponte do Distrito de Magude, que gere tráfego bidirecional na ponte de faixa única e que nela passa uma linha férrea. A inteligência do semáforo reside em liberar o tráfego dum sentido depois de terem passados 16 veículos, depois muda de sentido e procede do mesmo modo, mas tomando em conta a aproximação do comboio ou não.
Para facilitar o controlo da entrada e saída dos veículos na ponte sem criar congestionamento usa-se sensores de presença dos carros que estão embutidos na estrada e na linha férrea.
A monografia é composta por quatro (4) capítulos, a seguir apresenta-se os conteúdos de cada um:
Capítulo I aborda a introdução, objectivos a alcançar (gerais e específicos), problematização, questões científicas, hipóteses, justificativa, área de trabalho, metodologia de trabalho, descrição das fases e cronograma.
Capitulo II aborda os fundamentos teóricos que compõe o sistema, desde os laços dectores de veículos, detectores de comboio, materiais e transdutores magnetoestritivo, acelerômetros piezoelectricos, transmissor e receptor do sinal, semáforos, cancelas, servo motor, microcontroladores, microcontrolador PIC16F877 e programação de microcontroladores.
Capítulo III faz-se uma abordagem geral sobre o objecto de estudo, localização, descrição do local (apresentação do layout do local onde vai ser instalado o sistema), situação actual da gestão de tráfego e questões de segurança na ponte, layout do sistema, especificação do sistema, algoritmo do sistema e o fluxograma do sistema.
Capitulo IV aborda o desenvolvimento do trabalho, o