artigo de divulgação científica
Um dos métodos naturais para que isso ocorra, é a autodepuração de corpos d’água que consiste em uma série de processos físicos, biológicos e químicos que ocorrem na água para haver a eliminação de matéria orgânica que foi despejada.
Esses processos são os responsáveis pela limpeza do efluente. Os processos físicos consistem em:
Sedimentação: separação da matéria orgânica, sólida, densa e pesada, que se deposita no leito do corpo d’água.
Diluição: adição de água à compostos líquidos para diminuir a sua concentração.
Rearação atmosférica: adição de oxigênio na água, na sua forma líquida, para tornar possível a existência de vida aquática.
E os processos químicos e biológicos consistem em:
Oxidação: retirada de oxigênio do meio.
Decomposição: degradação da matéria orgânica.
Os processos biológicos e químicos são realizados por bactérias heterótrofas aeróbias, que são responsáveis pela degradação da matéria orgânica, ou seja, a sua decomposição, que ajuda na limpeza do rio de forma bruta, ou seja, faz com que os corpos orgânicos sejam reduzidos a um composto sólido, como uma “massa”, deixando assim o rio livre dos corpos sólidos grandes.
Já a reaeração atmosférica é realizada através da fotossíntese de algas existentes na água, que no decorrer do processo eliminam oxigênio na água.
Mas por quê é importante saberos disso?
É necessário haver uma pequena intervenção para potencializar os efeitos dessa depuração, já que em alguns efluentes há trechos em que o processo de depuração não éeficaz o suficiente para chegar oo nível de purificação do efluente. E para que isso ocorra de maneira adequada é preciso o controle do despejo de matéria orgânica de forma proporcional à atividade bioloógica que