Artigo de Controladoria
Raquel Lotuffo Cezar
Resumo
Devido à alta competitividade do mercado, é imprescindível que o administrador esteja atento a todas as mudanças que ocorrem ao seu redor, e mais do que isso, possa prevê-las. Em acréscimo, precisa agir com rapidez e precisão nas decisões e é através da controladoria que este poderá tornar as suas ações mais acertadas e garantir um futuro promissor para sua empresa. A Controladoria surge como a evolução natural da contabilidade tradicional, caracterizando-se como uma das ferramentas mais úteis aos administradores no aprimoramento do processo de tomada de decisões. Desta forma, este trabalho procura auxiliar na organização da empresa caso, recomendando a implantação da controladoria como ferramenta que auxiliara no planejamento e na avaliação do controle e demonstra, sob um formato contábil, as projeções de desempenhos periódicos da empresa, que deveriam resultar da execução dos planos de ação por ela aprovados. Sendo assim, através da controladoria poderemos utilizar de algumas ferramentas essenciais, como o planejamento, o orçamento e os controles internos, baseados em fontes de dados da contabilidade e da administração da própria empresa, planejando, executando e aumentando os controles internos evitando assim determinadas surpresas indesejadas. Palavras-chave: competitividade, Controladoria, fluxo de caixa, controle, orçamento.
Introdução
A cada dia que passa, o fluxo de informações dentro de uma empresa se torna maior e mais complexo, exigindo cada vez mais um número maior de dados para auxiliar à tomada de decisões. E essa complexa malha organizacional exige uma demanda cada vez maior de profissionais que consigam ter uma visão ampla.
No Brasil, nove em cada dez empresas são classificadas como micro ou pequena empresa de acordo com o Sebrae (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas