ARTIGO DE CONTEMPORANEA I
Uma das primeiras coisas que precisamos analisar antes de buscamos compreender qualquer transformação que ocorreu nesses séculos, é, como esse mundo de fins do século XVIII era organizado, buscando dessa maneira compreender o impacto que essas transformações que tiveram na estrutura social do período. Para compreendermos o contexto de eclosão dessas mudanças, precisamos analisar o contexto social do período ao qual pretendemos abordar. Uma primeira pergunta que se coloca, se não a de maior importância e de maior abrangência é: como era esse mundo em 1780? Bom, para o historiador Eric Hobsbawm, a primeira coisa que devemos notar nesse mundo da década de 1780, é que ele é ao mesmo tempo, maior e menor do que o nosso. “Era menor geograficamente, porque até mesmo os homens mais instruídos e bem informados da época (...) conheciam somente pedaços do mundo habitado”. (1977: 23).
Como podemos observar, Hobsbawm cita que, esse mundo era menor pensando geograficamente, pois como o mesmo cita, até os homens mais bem informados conheciam apenas pedaços do mundo habitado. O mesmo cita também que esse mundo conhecido também era menor demograficamente, abrigando apenas um terço da população de hoje.
Sendo essa população esparsamente distribuída pelo globo. Esses pequenos grupos refletiam o que Hobsbwam cita: Ainda assim, se o mundo era em muitos aspectos menor, a simples dificuldade ou incerteza das comunicações faziam-no praticamente maior do que é hoje. (1977: 24).
Por conta das dificuldades de comunicação resultantes principalmente pelas grandes distâncias, e também, das dificuldades dessa população ir e vir, o