artigo de bpm
Artigo a ser submetido ao periódico Gestão & Produção
Isadora Cidade Mariano (UFRGS) isadoracidade@gmail.com Cláudio José Müller (UFRGS) cmuller@producao.ufrgs.br Resumo
O gerenciamento de processos é importante para aprimorar o desempenho de processos.
Este artigo apresenta um relato de uma aplicação da metodologia BPM (Business Process
Management), que foi realizada em quatro etapas: (i) planejamento das atividades do BPM;
(ii) mapeamento do processo escolhido; (iii) proposta de melhorias e comparação entre o processo atual e o proposto. A metodologia foi adaptada para o contexto de uma organização pública e esta abordagem foi utilizada para modernizar o processo de controle de trânsito animal no Brasil. A partir da análise do processo atual foram propostas melhorias a fim de otimizar recursos, melhorar a confiabilidade e aumentar a satisfação de clientes.
Palavras-chave: Gerenciamento dos Processos, Melhoria de Processos, BPM, Instituição
Pública.
1. Introdução
Atualmente as organizações vivenciam um cenário de crescente competitividade e para atender essa realidade, elas vêm buscando soluções para melhor estruturar e integrar seus processos, criando maior flexibilidade e agilidade em suas operações. Dessa mesma forma, na
Administração Pública, os novos sistemas e a demanda da sociedade por maior transparência e qualidade na prestação de seus serviços, geram uma crescente preocupação com a otimização dos seus processos (CATELLI; SANTOS, 2004).
Segundo Antunes (2006), a melhoria de processos é uma necessidade intrínseca para que as organizações respondam às mudanças que ocorrem constantemente em seu ambiente de atuação, bem como mantenham o nível competitivo de seus serviços. Nesse contexto, os processos possuem papel central nas organizações, forçando que essas alinhem suas estratégias e se organizem gradualmente de forma orientada para processos.
Conforme Gonçalves