Artigo de Assedio Moral
O INIMIGO TRABALHA JUNTO
Um tema amplamente abordado nas mídias da atualidade é o Assédio Moral, comportamento comum em diversos ambientes e formas diferentes, que tem como característica principal ofender, humilhar ou constranger determinada pessoa, podendo atingir seu bem estar físico e psíquico, acarretando a perda do emprego e a degradação do ambiente de trabalho.
O tema tem sido objeto para inúmeros processos e tem movimentado milhares de reais em indenizações em todo país. Para os mais interessados como os sindicatos e advogados trabalhistas, já é considerado um nicho de mercado, onde é possível lucrar com os processos indenizatórios.
Os casos mais comuns são de situações nos ambientes de trabalho, principalmente envolvendo relações hierárquicas onde há predominância de condutas negativas, e antiéticas originadas de um chefe a um ou mais subordinados. No entanto o assunto é tratado também em escolas e faculdades, onde é possível identificar claramente os prejuízos emocionais nas vítimas desta prática.
Em uma pesquisa acadêmica realizada pelos alunos do 4º Período do curso de Gestão de Recursos Humanos das Faculdades Spei e com o auxilio dos professores, foi aplicada em Agosto de 2013 em Curitiba e região metropolitana, por meio de questionários de múltipla escolha, teve como objetivo conhecer os tipos de assédios existentes nas empresas, constatou-se que uma a cada três pessoas já sofreu algum tipo de assédio moral no trabalho.
Esta pesquisa foi aplicada em indivíduos de ambos os sexos, sendo a maioria ou 91% trabalhadores assalariados, e aponta que as agressões mais frequentes são as pressões excessivas por resultados, pressão ao alcance de metas, sobrecarga de trabalho, constrangimentos com brincadeiras maldosas, seguidos de inferiorização, ameaças verbais, ofensas, discriminação física e ridicularização do subordinado.
O agressor acredita ser superior quando comparado ás outras pessoas, pois possuem um grande conflito interno, muitas