Artigo de Adm
1. Introdução a Teoria Geral da Administração
2. Organização
3. Eficiência e Eficácia
4. Abordagem Humanística
5. Abordagem Neoclássica
6. Abordagem Estruturalista
7. Abordagem Comportamental
8. Abordagem Sistêmica
9. Abordagem Contingencial
10. Novas abordagens da Administração
11. Bibliografia
Introdução a Teoria Geral da Administração
Na sociedade que vivemos hoje em dia, convivemos com diversos tipos de organizações, seja em casa, no trabalho, na comunidade diversificada, heterogênea, de vários objetivos, de vários tipos de estruturas, porém, uma delas chama mais atenção pela sua complexidade e evolução: a organização administrativa.
Uma Organização se refere a um conjunto de estruturas empresariais organizadas e dispostas de uma maneira tal que seja possível um maior controle e captação de recursos para o seu bom desenvolvimento. É um sistema integrado com vários setores, cada qual com sua função correspondente, um interagindo com o outro sob o comando de uma liderança, de maneira que vão ao encontro de um objetivo em comum: o sucesso da empresa.
Para que esse sucesso ocorra é necessário dispor de uma estrutura administrativa que coordene os setores, gerencie pessoas, faça planejamentos e solucione problemas surgidos ao longo do dia. Todos esses processos implicam numa atitude que chamamos de Administrar.
Organização
Uma organização existe no intuito de atender as necessidades humanas desde serviços públicos e setores privados.
Para satisfazer estas necessidades uma organização necessita de recursos e a organização realoca esses recursos para objetivos finais.
Outros dois componentes organizacionais são:
• Processos de transformação;
• Divisão do trabalho.
Organizações concedem o meio de subsistência para pessoas, salários por trabalho, seu desempenho é importante para todos evoluídos nesse processo.
Neste contexto organizacional a