Artigo Cuidados Paliativos em Oncologia
PALLIATIVE CARE IN ONCOLOGY
TABOSA, Andreutt Vasconcelos
1
RESUMO
No quadro de saúde brasileiro vê-se um aumento das manifestações oncológicas e para tal cresce a necessidade de se ampliar
o
entendimento
das
neoplasias
malignas, bem como estender o entendimento do cuidado paliativo como uma ciência do cuidar, ampliando o campo de ação da assistência humanizada da enfermagem. Palavras-chave: oncologia, enfermagem, cuidado paliativo, humanização.
ABSTRACT
Under Brazilian health board sees an increase cancer manifestations and for it need to grows our understanding of malignancies, as well as extend the understanding of palliative care as a science of caring, expanding the purview of the humanized nursing Keywords: oncology, nursing, palliative care, humanization.
1
Acadêmico, cursando terceiro semestre em Bacharelado de Enfermagem - UDF – Centro Universitário.
E-mail: andreutt@gmail.com
INTRODUÇÃO
Cada vez mais, vivencia-se o aumento significativo das neoplasias malignas.
No quadro sanitário brasileiro, esta realidade tem ampliado a discussão sobre esse grupo de doenças, incluindo-as como uma das prioridades em saúde. Apesar de ainda haver áreas obscuras na compreensão da etiologia do câncer, já se tem conhecimentos suficientes para embasar ações de controles capazes de diminuir a sua incidência e mortalidade.
Assim, a assistência ao paciente oncológico dá mostra de sua complexidade, pois precisa envolver a consideração de múltiplos aspectos, tais como: físicos, psicológicos, sociais, culturais, espirituais e econômicos, bem como os preconceitos e tabus existentes, pois a palavra câncer ainda vem carregada da ideia de maldição e morte. Como a maioria dos pacientes tem confirmado o seu diagnóstico somente em fase avançada, além da cura de múltiplos tipos de câncer ainda não ser possível e como o quadro que grande parte dos pacientes apresenta, geralmente, é doloroso
de