ARTIGO CORROS O
Lislaine Franciele Kujavski
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o conceito de corrosão. O processo corrosivo causa um dos problemas mais sérios encontrados em materiais metálicos. O objetivo é demonstrar através de atividade experimental que a corrosão em metais acontece através de diferentes fatores que influenciam nessa reação e que as qualidades e características do material são perdidas nesse processo, assim acarretando custos financeiros elevados devido as constantes reparações. O estudo permite afirmar que o fenômeno resultante da ação química de um meio atmosférico sobre um determinado material é um dos fatores que influenciam no desgaste da peça, portanto sendo necessário aplicar medidas preventivas de forma eficiente para garantir sua maior durabilidade.
Palavras-chave: Corrosão, Ação química, Atmosférico.
1 INTRODUÇÃO
O termo corrosão pode ser definido como a reação do metal com elementos do seu meio, o metal perde suas qualidades e é convertido a um estado não metálico. As qualidades mais características que são perdidas são a resistência mecânica, elasticidade e ductilidade e o material formado é muito pobre não podendo ser mais utilizado.
A maioria das peças metálicas está exposta ao ar atmosférico, conferindo a elas prejuízos causados por este meio agressivo. No ar encontram-se vapor de água, oxigênio, gases e partículas sólidas que dissolvidos em água formam eletrólitos corrosivos que se depositam nas superfícies metálicas. A corrosão atmosférica é um efeito combinado de películas do produto da corrosão e da destruição das películas protetoras dos materiais. A destruição das películas protetoras provém de processos eletroquímicos onde requer a presença de um eletrólito corrosivo. A umidade, por exemplo, aloja-se sob a superfície, sendo a agressividade do eletrólito proveniente da contaminação do ar e das condições climáticas. A corrosão atmosférica ocorre em lugares