ARTIGO Conjunto Habtacional

2818 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO – 4º SEMESTRE

HUMANIZAÇÃO X LUCRO: ANÁLISE DA HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL NO PAÍS E CONTEXTUALIZAÇÃO COM O LOTEMANTO PARIS EM TANGARÁ DA SERRA – MT.

FERNANDES, Morgana Alves de Jesus¹
VERAS, Weverthon Foles¹

Resumo: Este trabalho tem como objetivo, o estudo de acordo com o histórico das habitações de interesse social, desenvolvidas pelo Governo Federal a partir da Era Vargas, a contextualização do tema com os dias atuais. Para isso, utilizou-se o Loteamento Paris na cidade de Tangará da Serra – MT. Este segue os padrões da produção da habitação em série, difundida no período do Modernismo. Levando em conta os princípios bioclimáticos na arquitetura, propostas para melhorias serão apresentadas quanto às questões de conforto térmico e insolação para as residências do loteamento em questão. Este trabalho, é fundado em pesquisas do tipo bibliográfica e pesquisa de campo, além da coleta de dados por meio de entrevista.

Palavras – chave: Tangará da Serra, Habitação de Interesse Social, Loteamento Paris.

Acadêmicos do 4º Semestre de Arquitetura e Urbanismo - UNEMAT (e-mail: morgana.arquitetura@gmail.com; weverthonveras@hotmail.com)

1. INTRODUÇÃO
A questão do acesso à habitação social é pauta nos planos de governo do país desde o período da República Velha, mas de modo indireto por parte do Estado. Tendo em vista que os favorecidos nesta tipologia de auxílio à habitação eram os donos de imóveis e de casas de locação, beneficiados pelo trabalho livre e grande leva de imigrantes, principalmente á região sudeste.
Sinteticamente, pode-se dizer que a revolução de 30 marcou um ponto de ruptura na forma de intervenção do Estado na economia e na regulamentação das relações capital/trabalho. A partir da destruição das regras do jogo que faziam do poder público um mero representante dos interesses da economia agro-exportadora, vai-se desenvolver, depois de 1930, um

Relacionados