ARTIGO CONCLUIDO
Alunos1
Ana Caroline Gindri
Crislan Costa Campos
Gislaine Brancalhão da Silva
José Mike Jonhnn Poncetti
Professor2
Valdenir José Dotto
RESUMO: O presente artigo pretende, através de pesquisas, discorrer sobre a utilização das demonstrações contábeis no processo de planejamento financeiro das organizações e analisar sua importância na tomada de decisões e, também, como ferramenta de gestão. No primeiro momento, será explanado o conceito das demonstrações de um modo geral e logo após o objetivo e aplicação de cada uma na empresa. Em alguns casos essas demonstrações são obrigatórias, já em outros são utilizadas somente para controle gerencial. Por fim, destaca-se que caso não haja monitoramento pelas empresas, através de alguma dessas demonstrações, dificilmente a saúde financeira da mesma ficará estável.
Palavras-Chaves: Demonstrações. Planejamento. Ferramenta
1. Introdução
As demonstrações financeiras são ferramentas de extrema importância para a entidade e para os usuários que utilizam das informações que compõem os demonstrativos financeiros.
O tema abordado mostra-se de grande relevância para as empresas, uma vez que as mesmas demonstram a situação econômica e financeira da entidade em um determinado período, além de auxiliar a tomada de decisão, bem como pode ser adotado nas projeções de resultados ou situações futuras da empresa. Cabendo ressaltar que estes dados gerados pelos demonstrativos podem ser utilizados com o proposito de conseguir empréstimos ou créditos bancários. A Norma Internacional de Contabilidade reafirma o exposto quando conceitua as demonstrações financeiras como uma representação estruturada da posição financeira e do desempenho financeiro de uma determinada entidade. (NUNES, 2009)
O presente artigo de modo geral visa analisar a finalidade das demonstrações contábeis, especificando a importância de algumas demonstrações financeiras, sua funcionalidade dentro da entidade, e a analise de