Artigo completo
Felipe Micael Reisner 1 Jean Carlos Weber Andrades 2
Maikel Maciel Kieling 3
Marcelo Augusto Fröhlich 4
Resumo: Esse artigo foi feito com a finalidade de mostrar e entender o motivo, e a importância, de inserir o estudo da música no currículo escolar. Como ele pode influenciar na educação das crianças e dos jovens e como surgiu essa ideia de implantar a música no currículo escolar. Levando em conta essas questões foi feito um levantamento bibliográfico a respeito do assunto e uma análise na legislação que regulamenta a matéria. E a partir desse trabalho surge a certeza de que a música tem um grande efeito sobre o desenvolvimento humano, pois é a única arte que trabalha o cognitivo por completo.
Palavras-chave: Educação. Música. Currículo escolar.
1 INTRODUÇÃO
Como que a música pode influenciar na educação das crianças e dos jovens? De onde surgiu essa ideia de implantar a música no currículo escolar? Essas são algumas das perguntas feitas para a elaboração do trabalho, para isso foi necessário uma análise histórica e também atual sobre o ensino da música nas escolas nacionais. Esse artigo foi feito, então, com a finalidade de mostrar e entender o motivo e a importância da matéria no currículo escolar. A partir de 1996 a matéria de artes foi introduzida como obrigatória no ensino básico de acordo com a lei 9394/96, no entanto, por ser conteúdo optativo, a arte musical foi pouco explorada. A falta de profissionais graduados, o pouco investimento, assim como, o número insignificante de cursos na área, e também à expansão das Artes Visuais, foram fatores importantes.
Sabe-se que desde a colonização do Brasil a música é usada como instrumento de ensino, tanto por Padres Jesuítas, quanto por indígenas em suas aldeias. No passado a música também era utilizada nas escolas públicas para exaltar o nacionalismo, com canções cívicas e folclóricas. Em 2008 a Lei 11769/08 torna definitivamente a música como