Artigo CLP SA2
Programável – CLP
Aluno:
Página 1 de 10
Resumo
O tema do proposto deste artigo é abordar assuntos interessantes sobre o equipamento CLP no contexto de automação, tendo como objetivo demonstrar sua área de atuação, utilidades e funções de seus sistemas. A metodologia realizada no artigo foi a pesquisa bibliográfica.
Palavra – Chave: CLP. Automação
1 INTRODUÇÃO.
O controlador lógico programável (CLP), em inglês PLC, é um dispositivo eletrônico programável inserido nos projetos elétricos industriais no ano de 1968, por um engenheiro chamada Dick Morley, devido à grande dificuldade de mudar a lógica de controle dos painéis de comando a cada mudança na linha de produção, ou de montagem. Tais mudanças implicavam em altos gastos de tempo e dinheiro. Nascia assim um equipamento bastante versátil e de fácil utilização, que vem se aprimorando constantemente, diversificando cada vez mais os setores industriais e suas aplicações, o que justifica hoje um mercado mundial estimado em 8 bilhões de dólares anuais. No Brasil, o CLP foi inserido na década de 1980, o que possibilitou a melhoria no nível de automação das máquinas e processos. Atualmente no Brasil, é muito difícil encontrar grandes processos que não sejam controlados logicamente por esses equipamentos.
Basicamente o CLP recebe sinais de sensores, botões, interruptores, controladores e também interfaces, processa-os e atua sobre a suas saídas de acordo com o que foi programado em seu sistema.
2. DESENVOLVIMENTO.
A concepção inicial do Controlador era totalmente diferente dos computadores.
Ele não tinha botão de liga/desliga. Não tinha drivers para carregar o software.
Não tinha ventiladores. Ele rodava frio. Podia sobreviver a ambientes agressivos,
Página 2 de 10
fisicamente e termicamente. Não era padronizado pela indústria dos computadores. Havia muitas coisas que eram difíceis de aceitar em um controlador programável, e a aceitação inicial foi realmente muito difícil. As soluções dadas