ARTIGO CLAUDIA E GUILHERME
CLAUDIA ROSANE LOCH¹
GUILHERME MAINARDI DORNELLES¹
JAQUELINE MINATTI²
Resumo
Os aditivos alimentares são substâncias adicionadas aos alimentos com o propósito de manter, modificar e melhorar o sabor dos produtos, algumas destas substâncias podem contribuir para o aparecimento de problemas de saúde como câncer, desenvolvimento de alergias entre outros. Este estudo aborda um questionário sobre o conhecimento e frequência do consumo de aditivos alimentares presentes nestes tipos de alimentos. O questionário foi composto por 4 questões, com o qual foram abordados vinte e cinco usuários. Nesta coleta observou-se consumo de alimentos que contém conservantes como nitratos e nitritos de sódio e potássio, e os ricos em corantes. Os edulcorantes produzidos a base de ciclamato de sódio e sacarina sódica, são consumidos por 36% dos pesquisados. Considerando-se melhor segurança alimentar para os usuários, deve-se observar as quantidades ingeridas destas substâncias presentes nos alimentos.
Palavras chaves: Aditivos Alimentares; Conservantes; Corantes e Edulcorantes
INTRODUÇÃO
Aditivo alimentar é qualquer ingrediente adicionado aos alimentos intencionalmente, sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais do alimento (ALBUQUERQUE 2012). É fundamental conhecer as suas propriedades para garantir o uso adequado e seguro. Segundo Lima (2011), o uso destes aditivos servem para aumentar o período de vida de prateleira, melhorar o paladar e apresentação.
Há a necessidade do controle do uso destas substâncias devido a alguns riscos que podem oferecer a população e em algumas pessoas em especial, como indivíduos que são alérgicos a determinados aditivos alimentícios. Como são adicionados aos alimentos, deve haver a preocupação de conhecer suas propriedades ocorrendo ampla avaliação considerando