Artigo ciêntifico Trafico de Seres Humanos
Bianca de Sá Silverio
Gabriel
Lucas Aquiles Carobolante
Rodolfo Queiroz Lopes dos Santos
Stefany
Palavras-chave: pessoas; tráfico; escravos; exploração; aliciadores; abuso.
Sumário: I – Introdução; II – Breve histórico; III - Noções gerais; IV – Deficiência da legislação brasileira sobre o tema; V – Tráfico de pessoas no projeto de reforma do Código Penal; VI – Conclusão; VII – Bibliografia.
Resumo:
Abstract:
I - Introdução
TSH (tráfico de seres humanos) é um tipo de tráfico que tem como objetivo transferir pessoas de um lugar pra outro, podendo o destino ser locais no mesmo país ou em outro. Caso seja outro país, sua entrada pode ser tanto legal como ilegal. As pessoas são levadas e obrigadas a ficar, através de fraude, engano, ameaça, abuso de autoridade ou outra situação em que esteja vulnerável.
II – Breve histórico
O tráfico de pessoas surgiu no século XV, quando se efetivou como atividade lucrativa que comercializava escravos entre a África e a América , o chamado tráfico negreiro, com a necessidade dos europeus de mão de obra para seus empreendimentos nas suas novas terras (América), importante salientar que primeiramente foram escravizados os próprios nativos da América, os indígenas, porém essa escravidão foi proibida pela Igreja Católica.
Com essa proibição os portugueses, impedidos de escravizarem os indígenas, se voltaram ao continente africano e negociaram a compra de escravos, pois lá a comercialização era uma prática antiga e comum. Ao passar do tempo esta prática foi aumentando, atingindo grandes proporções, para suprir essa demanda foram construídos alguns portos no continente europeu para o abastecimento de escravos nas Américas.
Os escravos eram transportados em condições sub-humanas, com pouco alimento e sendo tratados com extrema violência, sendo que uma parcela significativa não resistia a essa tortura e morria antes mesmo de chegarem ao destino final, essa