Artigo Cintifico
RESUMO: Este artigo tem a finalidade de informar e realçar a importância sobre a distribuição de temperatura nos mais diversos segmentos da indústria, além de demonstrar todos os mecanismos da transmissão de calor e os seus conceitos matemáticos. Com o auxilio de uma programação computacional desenvolvida especialmente para a elaboração dos cálculos e conhecimentos sobre sistemas algébricos, as diversas análises e comparações sobre as temperaturas registradas na placa bidimensional, feita de aço, foram realizadas com maior eficiência. Dentre os autores estão presentes BEJAN (2003) INCROPERA (2003) MALISKA (2004). A pesquisa se configura como teórica, experimental e operacional. Os resultados apontam que o profissional que aplica simulações e realiza estudos prévios, pode ter um melhor desempenho para a realização da atividade na prática e consequentemente uma melhor conclusão.
PALAVRAS-CHAVE: Transmissão de calor, Conceitos matemáticos, Temperatura, Software.
INTRODUÇÃO
Segundo a definição do dicionário Aurélio (FERREIRA, 2010), calor é a “forma de energia transferida dum sistema para outro por uma diferença de temperatura entre os dois.”. Já a explicação de INCROPERA (2003) é mais sucinta ao dizer que “calor é a energia térmica em trânsito devido a uma diferença de temperatura”. Então é possível afirmar que sempre que existir uma diferença de temperatura em um meio ou entre meios diferentes, ocorre, necessariamente, transferência de calor.
A transferência de calor é fundamental e muito importante para todos os ramos da engenharia, bem como nos problemas industriais e ambientais. Como exemplo de aplicação, pode ser considerada a área de produção e conversão de energia, a geração de eletricidade (hidráulica, fusão nuclear, fóssil, geotérmica, etc.) onde existem numerosos problemas que envolvem os diversos mecanismos de transferências de calor (condução, convecção e radiação), e que estão relacionados com o