artigo cinthia final
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA NECESSIDADE CRESCENTE.
Cínthia Durães Vargas1
Miriã Lúcia Luiz2
Resumo
.
O presente estudo busca compreender a importância da formação continuada na profissão docente. No Brasil, ela tem sido alvo de debates em várias áreas do conhecimento, sobretudo, no ambiente educacional. Na era da revolução tecnológica, a formação do educador perpassa por transformações diárias. Somos bombardeados de novas informações a todo segundo e o professor não pode ficar “parado” no tempo.
Mesmo sabendo da necessidade de uma formação que seja continua, muitos educadores ainda permanecem no método educacional tradicional e resistem bravamente aos esforços das Secretarias de Educação em capacitá-los para que consigam desempenhar bem o seu papel dentro das salas de aula. É comum ouvirmos os professores reclamando da falta de atenção dos alunos e do fraco desempenho acadêmico, mas em algumas situações eles são os maiores incentivadores do desinteresse do aluno. O processo de formação continua busca auxiliar ao profissional da educação a repensar a sua pratica pedagógica buscando torná-la mais interessante e dinâmica, visando corresponder às expectativas dos discentes e da sociedade na era digital e tecnológica, tendo como uma das áreas de apoio a Psicopedagogia.
Palavras-chave: Formação Continuada; Desafios de Formação; Perspectiva
Psicopedagógica.
1- Introdução
A formação continuada no Brasil tem sido alvo de debates em várias áreas do conhecimento, sobretudo, no ambiente educacional. Na era da revolução tecnológica, a formação do educador perpassa por transformações diárias que exigem conhecimento da nova era tecnológica. Não há muito espaço para a pedagogia tradicional nas salas de aulas, seja na Educação Infantil ou no Ensino Superior. O profissional da educação precisa desenvolver habilidades e potencialidades que atendam a demanda dos alunos e da sociedade do século XXI. A dinâmica nas salas de aula mudou muito, após a