Artigo Científico - A influencia da midia nos crimes do tribunal do juri
Palloma Parola Del Boni Ramos.
RESUMO
O propósito do trabalho será enfatizar a influência da mídia nos crimes do Tribunal do Júri, através de uma análise crítica, com o intuito de constatar se tal influência é benéfica ou não nos julgamentos.
Comparado ao próprio Magistrado como ser humano, a sociedade ao contrário deste, faz seu próprio pré-julgamento, cercada por uma ideia punitiva, influenciada pela mídia. Isso se deve ao fato de não possuir conhecimentos, o que inclui conhecer a necessidade de efetividade das garantias penais, bem como filtrar as informações acerca da culpabilidade de um suspeito, difundidos pela mídia, sendo o poder judicial imparcial diante de qualquer julgamento.
Ao contrário do Magistrado que possui tal formação e preparo para lidar com tais influências, cabe ressaltar o corpo de jurados: são populares que voluntariamente se inscrevem com o intuito de manifestar o interesse de uma sociedade em geral, diante um crime praticado contra a vida, porém, a falta de conhecimento técnico pode leva-los a decidir mediante forte emoção.
A imprensa parece alimentar a percepção da população, porque existe um clamor social em que se pede justiça, produzindo um refluxo de interesse geral que impele a imprensa a continuar com a cobertura do caso, assim sucessivamente.
Palavras – chave: influência, mídia, Magistrado, imparcial e população.
1 - INTRODUÇÃO
Atualmente quase todas as residências brasileiras contam com a presença dos meios de comunicação, e de uma forma ou de outra se mantém informados sobre todos aos acontecimentos do país e do mundo. Porém trataremos particularmente a mídia como meio de comunicação principal em que influencia as massas populares. O problema principal é a qualidade das informações fornecidas por esse veículo de comunicação poderoso, em que a maioria das vezes utilizando-se do