Artigo científico - PAC
RESUMO:
No ano de 2007, no governo Lula, foi imposto o programa de aceleração do crescimento, o PAC, que visava o crescimento da economia brasileira através do investimento em infraestrutura, do estímulo ao financiamento e ao crédito, da melhora do ambiente de investimentos, da desoneração e aperfeiçoamento do sistema tributário e da adoção de medidas fiscais de longo prazo.
O presente artigo tem a função de apresentar o programa de aceleração do crescimento, bem como destacar as políticas macroeconômicas (fiscal, monetária e cambial) envolvidas no programa e identificar as prioridades do PAC.
O tema foi selecionado por se tratar de um assunto pertinente a economia e que levou o Brasil a um avanço no desenvolvimento econômico, uma vez que o programa manteve ativa a economia brasileira durante a crise financeira mundial em 2009. Dessa forma o projeto teve resultados positivos, que mesmo após os quatro anos impostos, foi renovado e está na sua segunda fase, com mais recursos e parcerias, dando continuidade ao crescimento contínuo do país.
PALAVRAS-CHAVE:
Programa de aceleração do crescimento; desenvolvimento; continuidade.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo discutir e analisar o programa de aceleração do crescimento (PAC), que foi lançado em 2007 (Decreto nº 6.025, de 22 de janeiro de 2007) pelo governo federal brasileiro e engloba um conjunto de políticas econômicas que inicialmente foram planejadas para os quatro anos seguintes. O programa tem a função de acelerar o crescimento econômico do Brasil através do aumento do investimento em infraestrutura, do estímulo ao financiamento e ao crédito, da melhora do ambiente de investimentos, da desoneração e aperfeiçoamento do sistema tributário e da adoção de medidas fiscais de longo prazo.
Nesse artigo, encontra-se a apresentação do programa de aceleração do crescimento, bem como as principais políticas