Artigo científico - cidade nova
Laureate International Universities
Escola de Educação
Curso de Pedagogia
Disciplina: Cultura Brasileira Discente: Rafael Silva de Melo
Docente: Andreia Regina Moura Mendes Turma: 2NB
Cidade Nova: do surgimento aos problemas sociais
Resumo:
Este artigo vai aborda à história do surgimento do bairro de Cidade Nova, no final década de 1960 e os problemas sociais enfrentes por seus moradores no decorrer dos anos. Além disso, vamos falar de um trabalho social e cultural que o Grupo Junino Arraial Tabacana realiza com os jovens da comunidade. Palavras-chave: Cidade Nova, ação social, cultura, voluntariado, bairro.
Localizado na Região Administrativa Oeste da capital e fazendo limites com os bairros de Cidade da Esperança, Pitimbu, Candelária, Guarapes, Planalto e Felipe Camarão. No final da década de 1960 chegaram os primeiros moradores de um lugar, cercado por dunas, que atualmente é conhecido como bairro de Cidade Nova.
Era gente muito humilde, principalmente vindas do interior do Estado, que chegando à capital procuravam as áreas mais distantes do centro urbano, as periferias, para construir seus casebres e, assim, poder dá um teto para a sua família. Com a construção da Cidade da Esperança, esta região passa a ter uma aceleração do seu processo de ocupação do bairro. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Na contagem populacional de 2007 – IBGE 2008 são aproximadamente 20.600 habitantes.
Em 1971, por iniciativa da Prefeitura Municipal do Natal, também no bairro foi instalado o forno do lixo, local destinado a armazenar os resíduos obtidos com a coleta na cidade e necessitados de uma destinação adequada.
Souza (2008) informa que devido à baixa renda de parte dos moradores, floresceu no bairro a indústria do lixo. Vários moradores, homens, mulheres e crianças, viviam entre os bichos no