Artigo Cientifico
Mariana Cristina Moreira da SILVA¹
RESUMO: O presente artigo propõe investigar a questão do racismo e refletir sobre o papel do estado na luta contra o grave problema da discriminação racial. O exame das definições de raça, cor, etnia, preconceito e discriminação são seguidos de uma breve retrospectiva histórica do problema do racismo. A investigação do problema racial no Brasil revelará o significativo abismo que separam brancos e negros na educação e no mercado de trabalho, um cenário que, durante muito tempo, permaneceu encoberto pela concepção de que o País é um exemplo de democracia racial, onde até mesmo o futebol não esta excluído de presenciar a discriminação racial.
Palavras-chave: Racismo. Preconceito. Injuria Racial. Cor. Principio da Igualdade.
1 INTRODUÇÃO
Descriminação racial é o exercício de uma atitude preconceituosa voltada contra determinado grupo racial, por indivíduos que acreditam ser superiores à outra raça, em virtude de seus caracteres físicos, culturais, intelectuais, econômico-financeiro, entre outros. No entanto que a convicção de existência de raças superiores foi a principal causa ensejadora da escravidão em todo o mundo.
A história nos mostrou como os negros sofreram muito no passado com a escravidão e o preconceito. Separado dos brancos, os negros não eram respeitados e os descriminavam de uma forma hedionda. Com o passar do tempo o ser humano percebeu como tal atitude é completamente desnecessária e o racismo virou algo proibido por lei, tendo pena inafiançável.
Para entender melhor, qualquer distinção, restrição ou referencia baseada na raça, cor e nacionalidade que tenha a intenção de resultar ou anular o reconhecimento de exercícios é considerado como descriminação racial.
Todas as pessoas, não importa a raça tem direitos econômicos, sociais e culturais iguais. Mas infelizmente ainda existem pessoas que não tem a tal compreensão e