ARTIGO CIENTIFICO
Palavras Chave: Propriedades, ácido – básicas, redutoras, oxidantes.
Resumo
Esse artigo discute sobre as propriedades ácido-básicas e oxidantes de elementos do mesmo período na primeira parte do experimento foi utilizado o sódio (Na), magnésio (Mg) e alumínio (Al) que são eletropositivos, ou seja possui maior tendência de ceder elétrons, oxidando-se e se transformando em base ao reagir com a água. Também se discute sobre as propriedades redutoras dos halogênios, bromo (Br) e iodo (I), na segunda parte os quais são bastante eletronegativos e possuem tendência de ganhar elétrons, reduzindo-se e se transformando em gases.
Introdução
As propriedades periódicas são características ou tendências, relacionadas com o número atômico dos elementos e apresenta uma ordem de crescimento nos períodos e grupos da tabela periódica. Entre essas propriedades, estão: raio atômico, eletronegatividade, eletropositividade, potencial de ionização, afinidade eletrônica e reatividade química.
O raio atômico é a distância do núcleo de um átomo até a camada mais externa da eletrosfera. Quanto menor for o raio, maiores são as interações do núcleo com a eletrosfera, ou seja, esse átomo possui uma alta eletronegatividade (caráter ametal) - tendência do átomo receber elétrons, como, por exemplo os halogênios. Já, quando o raio atômico é grande, seu caráter metálico prevalece, tendo assim tendência de perder elétrons em uma ligação química, ou seja, esse átomo será mais eletropositivo, como os metais: sódio (Na), magnésio (Mg) e alumínio (Al).
O potencial de ionização é a energia necessária para expulsar um elétron de valência do átomo. Essa energia pode estar ligada também ao tamanho do raio atômico, uma vez que, elementos de menores raios têm uma carga nuclear efetiva maior; e, consequentemente, é necessária maior quantidade de energia para retirar um elétron de um átomo no estado.