artigo cientifico
Claudemir Teixeira
RESUMO: O presente estudo refere-se a uma pesquisa acerca da dependência química na adolescência, seus impactos no âmbito familiar, e principalmente o papel da família no processo de tratamento do adolescente. O consumo de drogas é um fato antigo existente na história da humanidade que incide num grave problema de saúde pública, que acaba implicando em sérias conseqüências negativas do lado pessoal e social entre adolescentes e crianças. A adolescência é um período importante na vida dos indivíduos, e nesta fase, o jovem não recebe de maneira positiva as orientações que lhe são repassadas. O adolescente quer testar a possibilidade de ser adulto, de ter poder e autoridade sobre si mesmo. Por isso, neste período o indivíduo naturalmente se diferencia, acaba se afastando da família e aderindo a grupos de amigos que agem da mesma forma. Portanto, se no grupo existir indivíduos que já experimentam drogas, o adolescente novato vai acabar sendo pressionado a usá-la também, que o torna vulnerável a exposição de riscos intermitentes.Por tratar-se de um fenômeno recente, a prevenção às drogas junto ao público adolescente tem despertado manifestação e controversas de especialistas, e carece de metodologias adequadas e de pesquisas científicas.
Os resultados apresentados neste artigo integram um estudo mais amplo desenvolvido para analisar as mudanças conceptuais promovidas por praticas educativas preventivas.
Palavras-chave: Drogas. Consumo. Adolescentes. Transtornos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
1Claudemir Teixeira, Policial Militar, Graduado em Especialização em Trânsito na Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a temática das drogas tem estado constantemente na mídia, indicando tratar-se de um problema relevante na sociedade moderna.
As principais descrições