Artigo Cientifico
GOMES, Fabiana Finoti
LUZ, Leide Santos
CIPRIANO, Alexon Soares
FERRAZ, Juliana Paiva
Palavras-chave: Motivação, criatividade e inovação.
Introdução
O desenvolvimento tecnológico está provocando grandes transformações na economia mundial. Máquinas e matérias-primas estão sendo substituídas pela tecnologia de informação, pela comunicação via transmissão de voz e imagens, por fibras ópticas, laser e automatização.
Nas organizações, o processo de mudança se dá principalmente pela substituição de valores: os bens tangíveis estão sendo substituídos por bens intangíveis, que por sua vez estão sendo cada vez mais valorizados.
Hoje, o valor de uma organização não é mais medido por seu patrimônio físico, capital financeiro, prédio, máquinas, mas sim pela capacidade intelectual das pessoas que nela atuam.
No vocabulário, criatividade vem do latim “creare” com o significado de criar, fazer, elaborar. Em grego “kraire” significa realizar, desempenhar, preencher”. No novo Dicionário da Língua Portuguesa, criar significa dar existência a; tirar do nada; dar origem a; gerar; formar; dar principio a; produzir; inventar; imaginar; suscitar.
No campo organizacional, a criatividade está relacionada com o processo de criação, com a pessoa criativa, com o produto e com o ambiente de trabalho.
Inovação pode ser definida como a introdução proposital e a aplicação de ideias, produtos ou procedimentos numa função, grupo ou organização, encarregado de favorecer de forma significativa o indivíduo, o grupo, a organização ou a sociedade. Que também pode se entender como processo de introdução e implementação de uma nova ideia em resposta a um problema percebido, transformando uma nova ideia em algo concreto.
Assim, ideias criativas são fundamentais para que ocorra o processo de inovação, enquanto inovação é a aplicação das novas ideias criadas.
Cada indivíduo busca satisfazer suas necessidades,