Artigo Cient Fico
Autora: Luciele Petrin
Resumo
O presente artigo tem por finalidade descrever alguns aspectos de abordagem do poder para Michel Foucault, e suas características peculiares como biopoder, poder normalizador de corpos e capilaridade do poder. Além disso, apresenta-se o poder em seus mais variados modos e como ocorre nas distintas áreas da sociedade como em hospitais, sistemas carcerários, clínicas médicas e no próprio Estado.
Palavras-Chave
Foucault, poder, capilaridade, biopoder, normalizador.
1. Introdução
Ao abordar o poder para Michel Foucault se mergulha em um universo totalmente inusitado, diferenciado dos conceitos petrificados e fechados ao redor do assunto. Para esse estudioso, o poder não admite julgamentos fechados, mas admite um leque sem fim de possibilidades.
O poder está em todos os locais, em toda a sociedade e se manifesta em diversas formas. Pode ser visto como normalizador, ou controle da normalização. Pode ser controlador de corpos, ou da vida. Encontra-se na família, no trabalho. Nos hospitais, presídios, clínicas médicas, penitenciárias.
2. Biografia
Sobre esse interessante poder multifacetado é que vamos analisar nas páginas seguintes, sob a ótica desse importante filósofo que nasceu em Pointers, na França em 15 de outubro de 1926. Dono de ideias brilhantes, e corajoso para falar o que muitos não falam, Foucault foi aluno destacável e grande professor. Além disso, possui várias imagens e impressões que proporcionou aos demais, conforme foram seus diversos relacionamentos como amigo, amante, professor, concorrente, autor.
O que se destaca visivelmente é a variedade de obras escritas que contribuíram para ampliar nosso conhecimento sobre poder visto em diversos aspectos. Os seus livros abordam sexualidade, direito, poder padronizador, biopoder, saber, filosofia. Nesse leque de oportunidades, se tornam deslumbrantes a pesquisa e a descoberta desse mar de conhecimentos.
Na infância, cresceu em meio a