Artigo Cient Fico Ton Oficial
A realização deste projeto seria muito menos fluida e prazerosa se não contasse com apoio de alguns amigos e colegas de curso, que me auxiliaram com as informações perdidas durante minha ausência, por motivo de viagem.
Agradeço à minha amiga Dra. Karina Oyama Siqueira, odontóloga, CRO 3.728, que me permitiu realizar as pesquisas de campo em seu consultório e pelo apoio incondicional em meus demais projetos, tanto profissionais quanto pessoais.
Agradeço a Luciana Cosenza, amiga, psicóloga, biomédica e hipnóloga, pela valiosíssima ajuda na construção e revisão, imprescindíveis para concretizar este projeto.
A Hipnose como auxílio no controle da dor no contexto odontológico
Wellington Aleixo Lucas*1
Resumo
Muitas pessoas relutam ao máximo quando precisam ir ao dentista, alegando que preferem protelar o tratamento a ter de enfrentar um procedimento desconfortável, provocado pelo medo ou trauma de más experiências anteriores. Com o propósito de amenizar esses tipos de sofrimentos e proporcionar mais conforto ao paciente, alguns odontólogos estão se utilizando de técnicas de hipnose em seus consultórios, especialmente em procedimentos nos quais a anestesia não costuma ser utilizada, e costumam gerar, na maioria dos casos, incomodo em maior ou menor grau a depender do paciente, e para aqueles que têm alergia à substância química presente no anestésico. A literatura aliada à prática clínica mostrou ser possível, com o auxilio da hipnose, fazer desde profilaxias, até extrações complexas se utilizando de nenhuma ou pouca anestesia. Os resultados se mostram satisfatórios e os pacientes estão perdendo seus medos e se permitindo ter uma saúde bucal mais adequada diante da intervenção da hipnose.
Palavras chave: Hipnose. Odontologia. Dor. Anestesia. Trauma.
Abstract
Many people are reluctant to the fullest when in need to go to the dentist. They claiming to prefer delaying treatment than have to confront an uncomfortable procedure, caused by fear or trauma