Artigo Cient Fico HOMEM NA EST TICA
A INSERÇÃO DO HOMEM NA ESTÉTICA
FRANCIELLE DE PAULA - Acadêmica do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Dom Bosco, Cascavel, Paraná; e Acadêmica do curso de Direito da Faculdade Assis Gurgacz – FAG, Cascavel, Paraná.
E-mail: francyelle_depaula@hotmail.com
LETÍCIA SOUZA – Acadêmica do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Dom Bosco, Cascavel, Paraná
E-mail: le-zinhasouza@hotmail.com
THAÍS RIEGER- Acadêmica do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Dom Bosco, Cascavel, Paraná
E-mail: thais_rieger@hotmail.com
LUANA WULFING – Orientadora. Fisioterapeuta Dermato Funcional. Professora do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Dom Bosco, Cascavel, Paraná.
E-mail: luanawulfing@hotmail.com
RESUMO
Embora pareça ser um movimento novo, a verdade é que a preocupação com a estética masculina remonta de tempos muito antigos. Muitos anos se passaram para que finalmente hoje a população masculina pudesse assumir sem medo que se interessa pela sua própria estética e pudesse comprar produtos para melhoras a beleza e o visual sem o compromisso de colocar sua sexualidade em dúvida. Pelo menos este foi um dos grandes benefícios que os excessos de liberdade das últimas décadas puderam proporcionar à população mundial.
Quase meio século depois, surge o homem contemporâneo, chamado metrossexual, preocupado com seu bem estar e estética, e o mercado enfim pode direcionar produtos especificamente criados para este tipo de consumidor.
Os motivos para isso são variados. É uma cobrança hoje do mercado de trabalho que os homens estejam com uma aparência sempre saudável e chega a ser pré-requisito para contratações em algumas empresas.
PALAVRAS-CHAVES: Estética masculina; Homem; Metrossexual; Beleza.
INTRODUÇÃO
O metrossexual consiste na contração de heterossexual com metropolitano, no original inglês, o termo metrossexual designa o homem que vive nas grandes metrópoles, um empreendedor bem-sucedido, entre 25 e 45 anos que se preocupa com o aspecto