Artigo Cient Fico Condicionamento De Sinais Anal Gicos Para Aplica Es Industriais Rev3
2411 palavras
10 páginas
CONDICIONAMENTO DE SINAIS ANALÓGICOS PARAAPLICAÇÕES INDUSTRIAIS
Lucas da Silva Candido1, Leandro Zeidan Toquetti2
1
2
Tecnologia em Automação Industrial, FATEC-SBC, São Bernardo do Campo, Brasil
Professor do Departamento de Ensino Geral da FATEC São Paulo e Diretor da FATEC São Bernardo do Campo lutg_candido@hotmail.com, lzeidan@fatecsp.br
Resumo
A tendência da tecnologia de aperfeiçoar métodos, com intuito de reduzir custos e tempos de cíclo gastos em processos, tem estimulado a interconexão entre dispositivos de automação. Esta interconexão representa a confiabilidade do processo, uma vez que os padrões aceitos são comparados com os valores monitorados em tempo real. Visando proporcionar um controle integrado, os conceitos aqui propostos, permitem a interação de sinais analógicos entre dispositivos de um determinado processo.
1. Introdução
Dados os avanços tecnológicos, a cada dia torna-se mais inaceitável que qualquer processo tenha sua confiabilidade ameaçada pela falta de monitoramento das variáveis inerentes a ele.
Tomemos como exemplo o funcionamento de uma caldeira, representado na Figura 1:
Figura 1 - Caldeira [1]
A queima de combustível aquece a água que é continuamente depositada no interior da caldeira.
Conforme a temperatura aumenta, a água passa do estado sólido para o gasoso, e a pressão interna começa a subir [2]. Com isso, para garantir condições seguras de operação, um sistema de controle deve ser capaz de monitorar a pressão interna da caldeira, e estar apto para interferir no processo – abrindo, fechando válvulas, de maneira proporcional (analógica), ou digital.
Para isso, um elemento sensor de pressão, capaz de transmitir um sinal equivalente em grandeza elétrica – geralmente miliampere[mA], ou volt[V] – deve ser integrado ao processo. Um CLP com capacidade de ler grandezas elétricas analógicas, deve interpretar, por
intermédio de interpolação, qual a pressão no interior da caldeira. Em muitos casos, é comum possuir um elemento
sensor