ARTIGO CAMILA
CAMILA SILVA SALGADO1
Artigo apresentado ao Curso de Graduação da Faculdade Evangélica, como requisito para obtenção do Título de Bacharel em Teologia.
.
Orientador: Profª. Simone Arnaud de Sá Santos
RESUMO
O uso da abordagem transdisciplinar da criança, possui grande relevância tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesiástica. Esta pesquisa objetivou estabelecer conexões de como a criança é vista nos aspectos científico, psicológico e teológico. Essa área interdisciplinar se baseia em contribuições desses campos específicos do conhecimento. E tal interação, busca uma compreensão e ação interventiva no processo de desenvolvimento e crescimento global da criança (corpo, alma e espírito). Assim, recorrendo a fontes bibliográficas secundárias, à luz da argumentação de Guimarães (2009) e Fassoni (2010), identificou-se que a criança não pode passar despercebida, seja em nossa reflexão social e teológica, seja em nossa vivência familiar e comunitária. É necessário olhar com mais atenção e evidenciar a criança como cidadã e modelo do reino de Deus. É surpreendente refletir sobre o maior evento da história da humanidade a partir da figura de uma criança. Pensar o valor e a importância da criança para a teologia continua sendo um desafio inadiável para o cristianismo.
Palavras-chave: Criança. Desenvolvimento. Transdisciplinar.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho busca discutir as concepções de infância, estabelecendo conexões entre sua estrutura biológica e psíquica e a influência que esta estrutura exerce na formação de sua personalidade e comportamento, estabelecendo uma mediação de interpretação com a Teologia, e de como estes aspectos são percebidos na atualidade.
Na comunidade eclesiástica predomina o argumento de que as crianças são o futuro, e não o