artigo behaviorismo
Claudia Sardinha Moreira Lemes1
Dayane Alves2
Jessica Carneiro Gonçalves3
Ketlen Mayara4
Thais Fernanda Pereira de Souza Mariano5
Raiza Karoline de Sousa Ferreira6
Yonara Karolliny Plácido Cintra7
Resumo
Behaviorismo é uma palavra de origem inglesa, que significa estudo do comportamento, é uma teoria desenvolvida por Watson, conhecida também como comportamentalismo ou analise comportamental. Existem dois tipos de behaviorismo, o metodológico que compreende o comportamento por meio da observação e o radical. Skinner foi depois de Watson o que mais influenciou no estudo do behaviorismo. Através do condicionamento respondente, criado por Pavilov, Skinner cria o condicionamento operante, que é a ação do homem sobre o mundo, por meio desse conceito ele formula também o conceito de reforço podendo ser positivo e negativo, generalização, discriminação e punição.
Palavra- Chave: Behaviorismo.Teoria Skinner. Educação.
1. Introdução.
O presente artigo tem por objetivo desenvolver a teoria Behaviorista, a qual trata especificamente da analise comportamental trazida por Skinner. A princípio é colocada uma pequena introdução sobre o Behaviorismo e sua origem, dando ênfase ao seu precursor Watson, mostrando também as diferentes concepções desta teoria, sendo elas: o metodológico e o radical. Após esta introdução é feita a biografia de Skinner e a sua contribuição para o estudo do comportamento, fazendo uma relação também com a educação mostrando os pontos positivos e negativos. Por fim é feita uma observação de um professor de acordo com a teoria, com o objetivo de traçar aspectos da teoria em sua prática.
Behaviorismo palavra de origem inglesa do termo “behavior”, que significa comportamento, é uma teoria que estuda o comportamento humano, seu precursor foi John B. Watson.
Watson defendia o comportamento como sendo objeto da psicologia, “Um objeto observável, mensurável, que