Artigo avaliação de desempenho
Avaliação De Desempenho. Por Onde Começar?
Reflexão sobre a Avaliação de Desempenho, suas formas de serem aplicadas e algumas opiniões de quem passa pelos seus vários modelos.
A reflexão a respeito do momento pelo qual nossa economia atravessa e sobre os impactos para gestão de pessoas é um tema muito rico para nos limitarmos a um post, conforme o anterior (caso não tenho lido, acesse o link http://juntosvencer.com/category/colunas/rafaela-bertoloto/), que apresentava meios que podem ser usados em momentos de incertezas do mercado. Podemos ir além e pensarmos em como algumas dessas ferramentas podem ser implantadas e até aplicadas. Alguns leitores também deram um feedback solicitando que eu aprofundasse o tema “avaliação de desempenho”, nas formas de aplicação e em seu desenvolvimento.
Como visto anteriormente, esta avaliação é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante certo intervalo de tempo, analisando assim sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho etc. Baseando-se nesta avaliação, pode-se refletir sobre o progresso e limitações dos colaboradores, além de identificar problemas emergentes, planejar ações e, em seguida, dar feedback a cada um sobre seu desempenho e desenvolvimento enquanto na empresa.
Primeiramente, essa análise do desempenho geralmente é feita através de uma avaliação escrita ou por meio virtual, na qual constam pontos relacionados às competências comportamentais e às habilidades, como criatividade, adaptabilidade às mudanças, resiliência, trabalho em equipe, capacidade de liderança, honestidade, pontualidade, produtividade, dentre outros pontos. Esta avaliação é feito na maioria dos casos, de um supervisor ou líder em relação ao seu liderado.
Em algumas empresas, como Philips, Alcoa e Dow Química, além de o