Artigo Assistente Social no CREAS
A atuação do Assistente Social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), tem por objetivo proteger as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos, orientando e acompanhando os mesmos.
Desta forma, dentro do CREAS o assistente social poderá desenvolver algumas medidas visando garantir que o trabalho infantil possa ser erradicado. Dentre estas medidas pode-se destacar o Serviço Especializado em Abordagem Social, que tem como finalidade assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência deste tipo de trabalho. Este serviço facilita o trabalho do assistente social, pois o mesmo torna a sua prática sistematizada.
Nesta instituição, o profissional de Serviço Social também poderá está impedindo o desenvolvimento deste tipo de trabalho através do acesso das famílias e indivíduos a direitos socioassistenciais e à rede de proteção social, de mobilização para o exercício da cidadania, de articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais, de articulação interinstitucional com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Ou seja, o mesmo também poderá está desenvolvendo ações juntamente com outras instituições que tenham por objetivo assegurar que esses direitos não sejam violados ou até mesmo intervir nos casos de violação.
Entretanto, faz-se necessário destacar que para que o assistente social no CREAS tenha um trabalho que realmente possa ser eficaz no combate ao trabalho infantil, é importante que exista uma relação entre esta entidade com a rede socioassistencial, das demais políticas públicas e órgãos de defesa de direitos, ou seja, um trabalho em rede, pois isto pode qualificar ainda mais o atendimento ofertado.