Artigo Ass Dio Moral
ISSN 1984-9354
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO:
MITOS E VERDADES
Lucy Moraes de Marazzo
(LATEC/UFF)
Marcelo Jasmim Merinõ
(LATEC/UFF)
Resumo
Assédio moral é toda e qualquer conduta abusiva frequente e intencional que possa ferir a integridade física e/ou psíquica de uma pessoa, vindo a pôr em risco seu emprego ou degradar seu ambiente de trabalho. Evento este que pode ocorrer emm qualquer ambiente onde haja relacionamento interpessoal como lares, escolas e clubes. A proposta deste estudo é mostrar a ocorrência deste fenômeno social no âmbito das relações de trabalho, apontar suas conseqüências danosas, analisar o papel da área de Gestão de Pessoas frente ao evento e delimitar condutas no ambiente corporativo que não estão enquadradas como assédio moral.
Palavras-chaves: Assédio moral. Gestão de pessoas. Trabalho.
Violência psicológica.
VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
12 e 13 de agosto de 2011
1. Introdução
Por ser uma das formas de violência moral que abala o equilíbrio emocional do trabalhador e compromete sua saúde mental e física, a prática do assédio moral nas corporações não pode mais ser ignorada. Não há mais como ignorar o seu grande potencial ofensivo e destruidor que, mesmo na ausência de gestos brutais, aniquila sua vítima de forma inexorável, gradativa e impiedosa; reduz sua capacidade laborativa e afeta de forma negativa sua qualidade de vida. Urge a necessidade de conscientizar vítimas e agressores; de despertar a própria sociedade de sua indiferença e omissão acerca desse fenômeno.
À reboque da falta de esclarecimentos sobre o assunto veio a banalização do termo largamente utilizado por funcionários mal intencionados para enquadrar qualquer aborrecimento no trabalho como o „assédio moral‟ unicamente com a pretensão de auferir vantagens financeiras da empresa. Apesar disso, as reais manifestações de assédio moral no local de trabalho crescem ao aumento da submissão de gestores e colegas de trabalho e têm
como