artigo análise
Apresentando a Filosofia: do Senso Comum ao Logos
Como surgiu a Filosofia
Basicamente surgiu por conta da curiosidade e da necessidade de se obter explicações para as diversas situações do cotidiano ou do que estava ao nosso redor a exemplo podemos citar os fenômenos da natureza.
O sentido etimológico da palavra filosofia
A palavra Filosofia é grega, composta da junção de duas palavras: Philos, que significa amizade, amor fraterno e respeito, a segunda Sophia, que significa sabedoria.
É, atribuído a origem desse termo, ao filósofo grego Pitágoras de Samos, para Pitágoras a verdade não pertence a ninguém, ela pode estar diante de nós se tivermos ‘olhos do espírito’ para contemplá-la para além das aparências sensíveis.
A extensão e o papel do conhecimento filosófico
Designava ao total conhecimento racional desenvolvido pelo homem. A filosofia interessava conhecer toda a realidade sem dividí-la em objetos específicos de estudo.
Já na idade moderna houve uma redução e passou a ser dividida, era a separação entre ciência e filosofia.
Os dias atuais caracterizam-se como a ‘era dos especialistas’, já o papel de recuperar a unidade do saber, passou a desenvolver o trabalho de reflexão sobre os conhecimentos alcançados por todas as ciências.
O campo da filosofia na atualidade
É uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos. A filosofia cabe a avaliação pensada, refletida e crítica do conhecimento e das ações humanas. Cabe, portanto, à filosofia refletir sobre erros, buscando compreender algumas questões, como por exemplo: qual a especificidade do saber científico, qual o valor da ciência para a vida humana, quais os limites da atividade científica.
Visão da filosofia pelo senso comum e o papel do senso crítico
Senso comum é o aprendizado do cotidiano, como por exemplo: o indivíduo está com dor de barriga, logo deve-se preparar um chá de laranja, mas não há a preocupação de saber o