ARTIGO ALIMENTOS ORGÂNICOS
A ciência define como ecossistema o conjunto, formado pela interação de seres bióticos, como os organismos vivos,plantas e animais, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais. A transferância de energia desses componentes fazem os mesmos interagirem entre si e os demais elementos do ambiente.
Sendo assim, o ecossistema dos seres humanos é todo o meio em sua volta, desde as plantas e os animais, até o ar do qual se respira.
A sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentável em nosso planeta, recebe da Cúpula Mundial uma definição mais concreta , na qual a sustentabilidade é uma procura pela melhoria da qualidade de vida de todos os habitantes no mundo, sem aumentar o uso de recursos naturais além da capacidade do planeta terra. (Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, Joanesburgo 2002)
Os esforços para se garantir tal sustentabilidade requerem a combinação de ações em três áreas principais, o Crescimento e Equalidade Econômica, a conservação de recursos naturais e do meio ambiente e o desenvolvimento social.( Mikhailova,2004)
Portanto, a garantia de sustentabilidade no ecossistema humano passa pela harmonia com a natureza e os seres vivos sem infringir os recursos naturais, o que deve proporcionar um desenvolvimento social e econômico de uma população.
A atual produção de alimentos no Brasil e seus conflitos com a sustentabilidade.
Os agrotóxicos são hoje a maior ameaça possível para a sustentabilidade quando se trata de agricultura e produção de alimentos. A busca pela máxima extração e fertilidade da produção faz com que esse composto seja um fator extremamente utilizado na agricultura brasileira.(LEITE,1999)
O Brasil é um dos maiores consumidores de adubos químicos(agrotóxicos e fertilizantes) do mundo, comercializando uma média de 2 bilhões de dólares ao ano, sendo mais de 7% do consumo mundial(FUNASA,2002)
Os efeitos desses produtos sobre a