artigo agronegocio
Disciplina: Práticas Organizacionais V
Professor: Henrique João Blind
Acadêmico(a): Juliana Luzzi
Resenha Crítica sobre Agronegócio
Videira, 2013
Dados bibliográficos:
Artigo: “Anvisa castiga soja brasileira”
Fonte da pesquisa:
http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=92343
Resumo do artigo
A soja produzida em Mato Grosso é uma das mais competitivas do planeta, mas pode perder espaço no cenário econômico internacional por causa de burocracia e de falta de vontade política. A demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em liberar novos princípios ativos para produtos que combatem as pragas das lavouras pode impactar seriamente as próximas safras.
As projeções de crescimento da sojicultora em Mato Grosso são otimistas. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até 2022 a produção de soja deve crescer 61,91%, passando de 24,1 milhões de toneladas colhidas para 39,1 milhões de toneladas. Com isso, haverá demanda por mais defensivos agrícolas.
Análise crítica sobre o artigo
Essa situação é preocupante pois, há cada vez mais uma diminuição na produtividade de soja já que com o tempo esses defensivos agrícolas vão perdendo o seu efeito. Isso é decorrente do manejo com produtos ineficazes , o que é agravado por doenças cada vez mais resistentes. Também com as pragas e sua evolução de espécies há resistência aos defensivos, o que faz os produtos aplicarem mais vezes, aumentando os custos.
É por isso que a Anvisa deveria liberar rapidamente novas moléculas, porque quanto menos se aplicar menos poluição existirá. Faz alguns anos que a Anvisa não disponibiliza nenhum princípio para que sejam fabricados defensivos realmente eficazes para lavoura. Ela precisa realizar testes técnicos para liberar produtos seguros mas não podem levar tanto tempo.
Com essa demora as lavouras estão