Artigo Adriana
Resumo
Na atualidade o papel do Supervisor Escolar é o de aliado, mediador e colaborador das atividades educativas tanto dos professores quando do diretor, atuando como agente responsável pela prática democrática onde todos estejam envolvidos dentro da unidade escolar. Numa relação em que o professor que ensina/aprende e o aluno que aprende/ensina, o Supervisor Escolar passa a ser aquele que orienta, aprende e ensina, tornando-se parceiro no processo educativo. Na visão de Gestão Democrática o supervisor não é mais o fiscalizador, controlador, mas sim o problematizador, pesquisador e articulador que vê a educação como mola do crescimento da sociedade, e que para tanto se encontra em mudança constante, tornando parceiro político-pedagógico do professor e juntos construírem um trabalho eficaz.
Palavras-chaves: Supervisor Escolar,
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de analisara função e importância do Supervisor Escolar dentro das escolas na atualidade e irá contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nesta área, levando-os a uma reflexão sobre sua prática. Muito tem se falado em trabalho coletivo e gestão democrática, o que sugere uma participação mais integrada, principalmente da equipe gestora da escola. Nota-se que há com urgência necessidade de uma maior integração entre a supervisão escolar, o gestor escolar, coordenação pedagógica e os professores, já que na atualidade educando, família e educadores necessitam de intermediário que possam elucidar as transformações pelas quais a sociedade em geral vem passando.
O Supervisor Escolar em determinado momento é compelido a responder por necessidade do contexto escolar que não são de suas responsabilidades. São questões que, embora façam parte da dinâmica da escola não podem ser consideradas inerentes à sua função.
É importante que o Supervisor Escolar concretize sua ação no acompanhamento das atividades dos professores em sala de aula,