Artigo Adolescencia 1
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA
Guilherme Gatelli
Formação da identidade na adolescência
Na adolescência ocorre o desenvolvimento biológico, psicológico e social do indivíduo. O início desta fase é marcado pelas mudanças corporais e o fim parece ser marcado pelas mudanças sociais (Schoen-Ferreira, Aznar-Farias & Silvares, 2003). Neste processo de desenvolvimento, o adolescente vai se identificando com alguns acontecimentos, ideias, relações, e assim iniciando a formação de sua identidade. Esta construção da identidade é considerada a tarefa mais importante da adolescência.
A formação da identidade é constituída a partir de fatores intrapessoais, interpessoais e culturais (Schoen-Ferreira et al., 2003). Segundo Erikson (em Schoen-Ferreira, Aznar-Farias & Silvares, 2008), construir uma identidade, implica definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais direções deseja seguir pela vida. Quando a criança nasce, é imposta a ela uma cultura, contudo, na fase da adolescência, cabe a ela decidir incorporar as características dessa cultura ou não. Conforme Adams, a formação da estrutura psicossocial, “é um sistema de auto regulação, que dirige a atenção, filtra ou processa as informações, gerencia as impressões e seleciona os comportamentos apropriados” (em Schoen-Ferreira et al., 2008, p. 326). A junção de nossas propriedades biológicas, psicológicas e sociais vão designar a nossa singularidade.
“A adolescência é um período de parada para autodescoberta e avaliação” (Schoen-Ferreira et al., 2008, p.327). As experiências vivenciadas na adolescência são importantes para o desenvolvimento cognitivo e social. O jovem passa a pensar mais a respeito de suas atitudes, seus valores, suas crenças, e no momento em que passa a designar o que é melhor para si, ele está criando sua identidade. É muito importante a família estar vinculada com o jovem nessa etapa de formação. Os adolescentes