Artigo 3 Carvao
.
Espera-seque ocarvão limpoe abundanteabasteça as usinaselétricasno futuro previsível,mas conseguiremosevitar que perturbe oclimadaTerra?
PORDAVIDG.HAWKINS,DANIELA.LASHOFEROBERTH.WILLlAMS
ocarvãoé
necessáriopara produzirenergia,mas seuusogeradióxido decarbono,que alteraoclima.
. Comparadascomas usinaselétricas convencionais,as novasinstalaçõesde gaseificação conseguemextrair COzdeformamais econômicaeeficaz, permitindoseu armazenamento subterrâneoseguro.
. Omundoprecisa
começar a implementaracaptura earmazenamentode carbonoafim deevitar oaquecimentoglobal. 38 SCIENTlFIC AMERICAN BRASil
"
...AQUEIMA
DECARVÃO
enviacercade 10 bilhões detoneladas métricas de dióxidode carbonoà atmosfera a cadaano
'.
como
.
Para lidarcom a mudança climática, é necessário
enfrentar
os problemas
criados pelas
emissões das usinas termelétricas a carvão. Se a humanidade não tomar medidas imediatas para limitar a quantidade de dióxido de carbono (COz) liberada na atmosfera durante o consumo de carvão para a produção de eletricidade, há poucas chances de controlarmos o aquecimento global.
O carvão
- combustível
que impulsionou
a Revolução
Industrial-
é uma fonte de energia
particularmente preocupante porque sua queima produz muito mais COz por unidade de eletricidade gerada que a queima de petróleo ou gás natural.
Além disso, o carvão é barato epermanecerá abundante muito depois que o petróleo e o metano tiverem se extinguido. Seu uso está disparando nos Estados Unidos e em outros países, e deverá continuar crescendo em áreas com recursos carboníferos abundantes. De fato, os fornecedores de energia americanos deverão erguer o equivalente a 280 usinas termelétricas a carvão de 500 megawatts até 2030.
Enquanto isso, a China já vem construindo o equivalente a uma grande usina termelétrica a carvão por semana. Em seus aproximadamente
60 anos de vida, as novas usinas elétricas em operação em
2030 poderiam lançar coletivamente na atmosfera mais ou menos a mesma